quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A PRIMEIRA POVOAÇÃO DE BAMBUÍ NÃO ERA NO VALE DO CÓRREGO DAS ALMAS

     Pesquisando a história de Bambuí sempre me intrigou o fato da “Freguesia de Santana de Bambuí ter sido instituída um ano antes da construção da Matriz de Santana por Inácio Correa Pamplona. Como poderia a Diocese de Mariana ter instituído uma paróquia em um local que não tinha uma igreja e provavelmente nem os “fregueses”? Se existia uma igreja, mesmo que precária; e um início de povoamento tudo indica que NÃO ERA NO VALE DO CÓRREGO DAS ALMAS, ou seja, o local onde hoje existe a cidade de Bambuí. Como sabemos o primeiro homem branco (João Veloso de Carvalho) chegou à região em 1720. Em 1736 a Picada de Goiaz foi construída. Em 1759, Bartolomeu Bueno do Prado, usando de muita crueldade destruiu o Quilombo do Bambuí, um dos grandes quilombos do Campo Grande. Em 1768 foi instalada a “freguesia de Santana do Bambuí”. Mas, somente em 10 de outubro de 1769 é que o Mestre de Campo Inácio Correa Pamplona iniciou a construção da Matriz de Santana, já demolida, que ficava no mesmo local da atual. Como sabemos, Pamplona dou meia légua de terras na circunferência da nova igreja onde o povoado foi nascendo. Fica então, o questionamento que é uma afirmativa: TERIA EXISTIDO UM PRIMEIRO POVOAMENTO, DOTADO DE UMA IGREJA PRECÁRIA, EM OUTRO LOCAL?! Que local seria esse? Teria sido no local onde existiu o QUILOMBO DO BAMBUÍ? As informações que temos é que esse quilombo teria existido em algum local entre os rios Bambuí e Perdição e que poderia ser próximo ao local onde o rio Perdição deságua no Bambuí. Como chegamos a essa conclusão? Revendo o livro Bambuí nas Trilhas da Picada de Goiaz à página 81, encontramos o texto que reproduzo: “No livro Quilombo do Campo Grande – A História de Minas Que Se Devolve ao Povo, do colega Tarcísio José Martins, na pg. 675, traz a lume informações que levantam a tese de que seria o arraial de Santana do Bambuí remanescente do Quilombo do Bambuí: ‘Vicente ferreira de Paiva Bueno, neto de Bartolomeu Bueno (destruidor do quilombo Bambuí), bem como sete de suas testemunhas, fazem, em 1800 referencia a esse quilombo nominando-o como ‘Bambuí’. A 15ª testemunha, José Rodrigues de Oliveira, homem branco, solteiro morador na Freguesia das Lavras – e que esteve presente na batalha (de destruição do quilombo) – fez referencia a quilombo do Bambuí, que este está feito arraial’, referencia que, salvo melhor juízo, poderia significar que o próprio quilombo virou o arraial hoje, cidade de Bambuí’” Quanto à essa afirmativa “...salvo melhor juízo, poderia significar que o próprio quilombo virou o arraial hoje, cidade de Bambuí”, no meu livro discorri sobre esse fato e a própria localização da atual Bambuí situada na margem direita do rio de mesmo nome, derruba esse argumento.

Portanto, existiu mesmo um primeiro povoado chamado Santana do Bambuí, mas este teve vida efêmera, pois com a construção da Matriz de Santana por Pamplona, um novo arraial surgiu em seu entorno. 

4 comentários:

  1. Não restam dúvidas de que os primeiros povoamentos na região não foram exatamente no local onde foi construída a primeira capela dedicada à N. S. Santana. Os primeiros povoamentos foram, de fato, feitos pelos negros aquilombados e próximo ao rio Bambuí, que deu nome ao povoado e depois Vila de Santanna do Bamboi. Na época, pelo que demonstram os escritos, as cartas dos desbravadores ao governo da Coroa e da província, existiam vários quilombos na vasta região. No entanto, o povoamento que, de fato deu origem à cidade atual, creio que só com a vinda de Pamplona e a doação do terreno no entorno da então capela dedicada à N. Sra. Santana. Até porque os quilombos e sua localização eram muito efêmeros. Eram destruídos e logo depois construídos em outro local.

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa noite. Tenho pesquisado história de minha família Bragança e Vicente Ferreira. Eles viviam perto da Fortaleza e região.
    O Sr. Sabe de algo? É pode passar pra gente. Meu email. tutijjb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Unknown. Estou pesquisando no arquivo do Fórum de Bambuí. De vez enquando encontro informações sobre a fazenda Fortaleza. Caso eu encontre algo que possa lhe ser útil eu postarei aqui. Continue visitando meu blog. Obrigado

    ResponderExcluir