segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CENTENÁRIO DA MORTE DO PE. JUCA

Ganhei, recentemente, de minha amiga Erivelta Diniz, secretária da Cúria Diocesana de Divinópolis, 3 livros de autoria de Dom Gil Antônio Moreira, atual bispo da Diocese de Juiz de Fora. No livro Itapecerica Sua Fé, Sua Música - História Eclesiástica de Itapecerica, descobri algo desconhecido de nós bambuienses. Fiquei surpreso quando, o citado livro faz referencias ao páraco pe. Tibúrcio dos Santos Ribeiro (nasceu em Itapecerica em 17-10.l862 e faleceu em Bambuí em 29-01-1912 - cem anos). Segundo esse livro o pe. Juca, como era chamado, teve de assumir a presidência da Câmara Municipal para evitar um embate fratricida entre as forças políticas de então (provavelmente envolvendo os dois maiores partidos da época o PR-Partido Republicano e o PL-Partido Liberal). O pe. Juca foi, portanto Agente Executivo (equivalente a prefeito), por um curto período. Quando ele conseguiu pacificar as duas correntes políticas, convocou eleições, apurou os votos e deu posse aos eleitos. Esse fato deve ser desconhecido por toda a população bambuiense. Fica registrado esse fato, decorridos cem anos da morte do pe. Tibúrcio dos Santos Ribeiro.

8 comentários:

  1. Também desconhecia esse fato do Pe. Tibúrcio, ou Pe. Juca, ter sido o Agente Executivo de Bambuí, mesmo que por pouco período.
    Certo é que naquela época (e até pouco tempo atrás) os padres tinham grande poder político, haja vista a participação decisiva do Vigário Protásio Rodrigues Chaves na emancipação da cidade de Bambuí em 1886. Grande descoberta esta, Lindiomar.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade, Lindiomar: O Pe. Tibúrcio acima é mesmo da rua do Fórum? O nome da rua é Pe. Tibúrcio ou JOSÉ Tibúrcio?

    ResponderExcluir
  3. O pe.José Tibúrcio era professor e foi diretor de uma escola em Itapecerica. Aí fica a pergunta: será que o pe. Juca lecionou aquí em Bambuí? Vamos tentar descobrir.

    ResponderExcluir
  4. E como fica minha dúvida? Seria o Pe. Tibúrcio (Pe. Juca) o mesmo Pe. JOSÉ Tibúrcio???

    ResponderExcluir
  5. Sim, o pe. José Tibúrcio dos Santos Ribeiro era conhecido e Itapecerica e Bambuí como pe. Juca. Ele tinha um tio padre que chamava-se Tiburcio dos Santos Ribeiro mas esse não atuou em Bambuí.

    ResponderExcluir
  6. Nos arquivos daqui de Perdigão, Antiga vila Saude, ele foi padre aqui nos anos de 1885 a 1887

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela informação Schagas. Vou acrescentar em minhas anotações. Desculpe-me a demora em responder. Abraços

    ResponderExcluir